Perguntas frequentes

Antecipação de Recebíveis

O que é antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é o processo de antecipar os recebimentos futuros para a sua empresa. Por exemplo, imagine que você vendeu um produto e vai receber o pagamento daqui a 45 dias, caso você peça por uma antecipação, você recebe por essa venda imediatamente na sua conta, fortalecendo seu fluxo de caixa e ajudando nas suas estratégias. Não é empréstimo, é capital próprio antecipado.

Como isso poderia ajudar a minha empresa?

A antecipação de recebíveis deve ser utilizada como uma estratégia financeira saudável e contínua, e não somente em momentos de aperto de caixa. Antecipando seus pagamentos você pode, por exemplo, comprar sua matéria prima à vista com desconto. A estratégia é que esse desconto seja superior à taxa de deságio da operação de antecipação. Antes de recorrer às altas taxas do cheque especial ou atrasar o pagamento da fatura do cartão da empresa, analise a possibilidade de antecipação. Temos a certeza de que nossas taxas são muito menores que as do banco tradicional.

Eu preciso emitir os boletos referente a antecipação para meus clientes?

Não precisa e não deve! A Openbox é quem emite, registra e repassa os boletos para o seu cliente.

O que eu preciso para me cadastrar na plataforma?

Para se cadastrar na plataforma da Openbox, você irá precisar dos seguintes documentos da sua empresa: faturamento, balanço, contrato social e documentação dos sócios (todos validados pela sua contabilidade). Após a aprovação do seu cadastro, é só arrastar as XML das vendas de seus produtos pro site para começar nossa análise de crédito.

Preciso pagar alguma taxa para usar a plataforma ou para pedir uma análise de crédito?

Não. O acesso à plataforma e a análise de crédito das suas NF-e feitas pela Openbox.ai é totalmente gratuito. Cobramos apenas as taxas de deságio referente ao valor de crédito concedido para você.

Quais formatos de arquivos são aceitos pela plataforma?

São aceitos arquivos em formato pdf (ideal) ou jpeg (em boa qualidade) para cadastro da empresa, das suas notas fiscais e contratos autenticados de prestação de serviço o formato a ser utilizado é tipo XML.

Quais vendas eu posso antecipar?

Na Openbox você antecipa o pagamentos de produtos e serviços vendidos à prazo para outra pessoa jurídica, ou seja, somente vendas de empresa para empresa (B2B).

Tempo de análise/operação

Nossa análise de crédito tem prazo de até 48 horas para retorno positivo e/ou negativo. Caso sua empresa não esteja apta a operar com a Openbox, é possível solicitar nova análise após seis meses.

Após aprovação do meu cadastro, o que acontece?

Você receberá um e-mail comunicando que já está apto para inserir NF-e na nossa plataforma e começar a operar com a Openbox.

Existe um valor mínimo ou máximo de antecipação por mês?

O valor de crédito concedido é definido pelo nosso sistema automatizado, ou seja, nossa inteligência artificial junto com o nosso banco de dados faz a análise e define o valor de crédito oferecido com o menor risco possível para nós e para você.
O valor mínimo de uma operação é de R$3.000,00 e o máximo é referente ao limite liberado.

Qual a taxa cobrada pela Openbox?

Nossa área de análise de crédito elabora as taxas conforme cada operação. As variáveis do mercado cedente, prazo (entre outras) são qualificadas e estipulam uma taxa por NF-e. Ao testar, sem compromisso, você consegue ver.

Conta Digital PJ

Qual vantagem conta digital da Openbox?

A conta digital da Openbox facilita o dia a dia do gestor e ativa sistemas de recompensa sustentáveis.

Quem pode ter a conta digital da Openbox?

Pessoas físicas e jurídicas.

Como é feito o cadastro na conta Openbox?

Pessoas Físicas realizam o cadastro autônomo entrando diretamente pelo app.
Pessoas Jurídicas realizam o cadastro via comercial da Openbox.

Existe cartão físico?

Não, a conta digital da Openbox é totalmente digital.

A conta digital da Openbox é uma conta corrente ou conta poupança?

Corrente, na sua Conta Digital da Openbox você pode realizar depósitos via TED e PIX, gerar títulos de cobrança, realizar pagamentos de títulos, receber pagamentos via chave Pix e QR Code e Boletos de Pagamento, entre outros serviços disponíveis.

Existem taxas de movimentação da conta digital na Openbox?

Sim. Conforme abaixo:
● TEDs = R$ 3,49;
● Pix PJ = R$ 3,49;
● Pix PF = R$ 0,00.
● Saque Eletrônico 24h = R$10,00 (sendo R$ 20,00 de saque mínimo é R$1.500,00 de limite de saque);
● Valores de cashout conforme negociado com cada cliente.

Existe limite de valor para transferências?

Sim. Abaixo algumas particularidades de limites.
● Limite máximo do Pix é de R$ 25.000,00 (não há possibilidade de aumento de limite);
● Necessidade de solicitação de alteração de limite para transações acima de R$
6.000,00 (TED e Boleto de Pagamento).

Certificação

O que é a Certificação IAS?

A Certificação IAS (Índice de Ações Sustentáveis) da Openbox é a concretização do nosso propósito de entregar crédito mais justo, com taxas mais baixas, para pequenas e médias empresas que praticam ações sustentáveis no dia a dia.
Ao solicitar a Certificação IAS, as ações sustentáveis da sua empresa serão validadas e convertidas em uma pontuação, de acordo com seu desempenho nos itens que se aplicam ao seu negócio.

Por que devo me certificar?

Além da sua empresa contribuir para responsabilidade socioambiental do seu ecossistema, poderá também se destacar no mercado em que atua e, consequentemente, ter acesso a crédito empresarial mais justo e com taxa mais baixa.

Quais documentos e informações são necessários para a Certificação IAS?

Para a solicitar a Certificação IAS é necessário apresentar alguns documentos de identificação do seu negócio, por exemplo:
• informações do representante legal;
• informações referente a atuação do seu negócio;
• simular o nível de sustentabilidade da sua empresa em nosso Simulador Sustentável.
Documentos como: contrato social, apresentação da empresa, CPF ou CNH e comprovante de endereço, deverão estar digitalizados e em boa qualidade.

Qual formato de arquivo aceito na plataforma “Quero Certificar”?

Apenas arquivos no formato PDF e JPEG e em boa qualidade.

Qual valor da Certificação IAS?

O valor da Certificação IAS pode oscilar entre R$2.500 e R$3.500 reais, sendo uma das mais acessíveis do mercado hoje. Fatores como localização e porte do negócio são variáveis na definição do valor final.

Por que quem certifica é a Ecocert Brasil?

A Ecocert está há mais de 30 anos atuando na implementação e promoção de práticas sustentáveis através de serviços de treinamentos, auditoria e certificação. E, sendo fundada na França, a marca Ecocert possui inserção internacional, estando presente em mais de 80 países agregando valor de maneira global à Certificação IAS.

Quanto tempo leva para finalizar o processo da Certificação IAS?

Após finalizar o cadastro e passar pelo Simulador Sustentável, a empresa vai definir junto a Ecocert a melhor data para auditoria. A jornada da Certificação IAS pode durar em torno de 15 dias para ser finalizada, incluindo a fase junto à Ecocert Brasil, conforme disponibilidade da empresa a ser certificada.

O que são os critérios da certificação e como são divididos?

Os critérios da Certificação IAS foram desenvolvidos em conjunto pela Openbox e Ecocert Brasil. A Certificação IAS se baseia no modelo triple bottom line, desenvolvido por John Elkington, que enfatiza a importância da conservação de um modelo de desenvolvimento empresarial sustentável, baseado nos 3 pilares da sustentabilidade: ambiental, social e econômico.
São 52 critérios divididos em 6 grandes grupos:
• Critérios de Pré-requisito;
• Critérios Ambientais;
• Critérios Sociais;
• Critérios de Solidariedade Econômica;
• Critérios de Proteção ao Consumidor;
• Critérios de Comprometimento com a Empresa.

Quais são as evidências da certificação e como organizá-las?

As evidências são as provas de que os critérios da Certificação IAS estão sendo praticados no seu negócio. Para organizá-las, sugerimos primeiro que você compreenda os critérios que se aplicam na sua empresa, e então envolver colaboradores de diferentes áreas para criar um comitê de sustentabilidade no seu negócio. As evidências são as provas de que os critérios da Certificação IAS estão sendo praticados no seu negócio. Para organizá-las, sugerimos primeiro que você compreenda os critérios que se aplicam na sua empresa, e então envolver colaboradores de diferentes áreas para criar um comitê de sustentabilidade no seu negócio.
Dessa forma, as responsabilidades serão divididas, com todos contribuindo para o sucesso na jornada sustentável da empresa. Recomendamos ferramentas como Trello e Google Drive para contribuir para a organização das evidências e tarefas.

O que pode servir como evidência para cada critério da certificação?

Cada critério possui sua particularidade, mas fotos, notas fiscais, descrições detalhadas de processos, fichas de registro de colaboradores, contratos comerciais, etc., são exemplos de evidências para a Certificação IAS.
Porém, não se preocupe! Ao solicitar a Certificação IAS, você receberá um guia detalhado para ajudar você e sua equipe durante a jornada.

Quando acontece e como é a auditoria da Ecocert Brasil?

Ao solicitar a Certificação IAS, você receberá uma proposta de agenda pela equipe da Ecocert Brasil para conciliar qual o melhor dia para a auditoria.
A auditoria da Certificação IAS acontece de forma presencial e/ou remota, variando conforme o cenário de cada empresa. Porém, é importante estar com todas as evidências organizadas independentemente de como ocorrerá a auditoria. Isso vai contribuir para o sucesso da sua jornada.

Não atingi a média mínima para certificação, o que devo fazer?

Nesse caso, sugerimos buscar por melhores soluções aos critérios que se aplicam ao seu negócio, intensificando ainda mais as ações sustentáveis da sua empresa.
O portal PME Sustentável possui página que compila soluções eficazes para os critérios da Certificação IAS. O Dpto. de Boas Ideias apresenta sugestões de produtos, serviços e conteúdo de possíveis fornecedores interessantes que poderão tornar o dia a dia da sua empresa mais sustentável.

Quando posso realizar uma antecipação de recebíveis com desconto da taxa da Certificação IAS?

Em 7 dias úteis após a auditoria, a sua empresa estará apta a realizar operações com desconto da taxa IAS em nossa plataforma de antecipação de recebíveis.

Qual a validade da Certificação IAS?

A Certificação IAS possui validade de 1 ano, e poderá ser renovada constantemente.

Posso utilizar o selo da Certificação IAS com a logomarca da minha empresa?

Não só pode, como deve! O selo da Certificação IAS é uma conquista muito importante e válida que a sua empresa tem responsabilidade socioambiental.
Empresas com a Certificação IAS recebem um kit digital contendo o Selo IAS referente a sua pontuação em diferentes formatos, que podem ser utilizados em produtos, vitrines, materiais publicitários e etc., proporcionando uma maior relevância perante aos colaboradores, clientes, parceiros e concorrentes do negócio.
A Certificação IAS e o Selo IAS possuem validade de 1 ano, podendo ser renovado constantemente.

Marketplace

CADASTRO NA PLATAFORMA

O que é o Marketplace da Openbox?

É uma plataforma de crédito que foi desenvolvida para marketplaces. O seu principal objetivo é facilitar o crédito para usuários deste ambiente de comércio eletrônico, através de um serviço financeiro, a antecipação de recebíveis.

Quais as funcionalidades da plataforma de crédito?

Com a nossa plataforma de crédito você irá adicionar seus clientes para fazer simulações e realizar operações de crédito entre os vendedores e compradores de sua plataforma. Além disso, você pode receber rebates (quinzenalmente) de operações realizadas e gerenciar toda a parceria, acompanhando desempenho e extraindo relatórios.

Preciso pagar algo para oferecer a plataforma de crédito no meu marketplace?

Não. Você pode se tornar nosso parceiro, através do contrato de parceria, sem custo nenhum, nem franquia mínima de consumo. Queremos ser mais uma opção de crédito para seus clientes.

Como tornar o meu marketplace parceiro da plataforma de crédito Openbox?

É simples, em nosso site acesse a página de Cadastro, selecione a opção Pessoa Jurídica e insira:
Razão social;
CNPJ;
E-mail;
Nome para contato;
Telefone;
Crie uma senha e pronto, seu pré-cadastro está finalizado. Agora, é só acessar a plataforma, selecionar o produto Marketplace e inserir a documentação necessária.

Quais documentos são necessários para o cadastro da parceria?

Para o cadastro precisamos de alguns documentos da sua empresa, do sócio administrador e dados bancários.

Documentos da empresa
● Contrato Social consolidado pela Junta Comercial.
● Comprovante de endereço da empresa emitido em até 90 dias.
● Balanço patrimonial ou DRE* dos últimos 2 anos e assinado pela contabilidade.
*O envio desses documentos não é obrigatório.

Dados bancários
● Declaração de faturamento dos últimos 12 meses e validado pela contabilidade;
● Extrato Bancário* da conta que será cadastrada e emitido em até 90 dias;
*O envio desse documento não é obrigatório.
● Número da conta digitar os dados bancários para recebimento do rebate.

Documento do sócio administrador
● Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
● Imposto de renda* da última declaração;
*O envio desse documento não é obrigatório.
● Comprovante de endereço emitido em até 90 dias.

Qual formato de arquivo que os documentos devem ser enviados?

Aceitamos dois formatos de arquivo, PDF(ideal) ou Jpeg (em boa resolução).

O que acontece após o envio dos documentos?

Seu cadastro irá para análise. O nosso time irá validar a documentação para liberar nosso contrato de parceria e o acesso na plataforma.



MEUS CLIENTES

Com o acesso liberado, qual o primeiro passo para utilizar a plataforma de crédito?

O primeiro passo é adicionar o CNPJ dos seus clientes, para depois começar a fazer simulações e operações de crédito. Para adicionar seus clientes, a plataforma possui duas possibilidades:
● Adicionar o CNPJ manualmente, digitando um à um;
● Carregar em lote, através de um arquivo CSV.

Como adicionar CNPJ manualmente?

Na plataforma, vá na seção “Meus Clientes” e clique no botão "Adicionar". Na tela que irá abrir, clique em “Adicionar Clientes” e selecione “Adicionar CNPJ manualmente", digite o CNPJ do seu cliente e clique em “Cadastrar”. Se quiser adicionar mais clientes é só clicar em “Adicionar outro CNPJ”.

Como subir um arquivo CSV?

Na plataforma, vá na seção “Meus Clientes” e clique no botão "Adicionar". Na tela que irá abrir, clique em “Adicionar Clientes” e selecione “Carregar Lote”, em seguida “Carregar arquivo”. O arquivo deverá conter apenas o CNPJ dos seus clientes.

O arquivo CSV deve ter uma formatação específica?

Sim. Os CNPJS devem estar em uma única coluna, e cada CNPJ em uma única linha. Disponibilizamos um modelo para facilitar a formatação no arquivo CSV.

Onde encontro o modelo de download do arquivo CSV?

Para encontrar o modelo de download, vá na seção “Meus Clientes” e clique no botão "Adicionar". Na tela que irá abrir, clique em “Adicionar Clientes” e selecione “Carregar Lote”, em seguida “Download do modelo”.

Como identificar as ações necessárias para administrar meus clientes?

Na seção “Meus Clientes” contém um painel com todos CNPJS adicionados na plataforma. A coluna STATUS indicará a ação necessária para administrar e acompanhar o progresso do seu cliente.

Legenda Meus Clientes
● Pré-análise: aguarde, o CNPJ do seu cliente está sendo verificado;
● Enviar documentação: seu cliente foi pré-aprovado, envie a documentação necessária;
● Documentação em análise: aguarde, documentação está sendo validada;
● Aguardando assinatura do contrato: seu cliente teve limite e taxa validado, agora é só aguardar as partes interessadas assinarem o contrato;
● Aprovado: seu cliente está com limite liberado para operação de crédito;
● Recusado: seu cliente está impossibilitado de realizar uma operação de crédito*;
*O cliente recusado passará por uma nova reavaliação em 6 meses.
● Reenviar documentação: reenvie a documentação solicitada.

O que acontece após adicionar o CNPJ dos meus clientes?

Os CNPJS serão submetidos a uma pré-análise, os clientes pré-aprovados ficarão liberados para envio da documentação necessária.

O que devo fazer se o meu cliente não passar na Pré-análise?

Aguardar o prazo mínimo de 6 meses para solicitar uma nova pré-análise do CNPJ recusado.

Qual documentação do meu cliente é necessária para limite e taxa de crédito serem liberados na plataforma?

Do seu cliente, será necessário envio dos documentos da empresa, do sócio administrador e dados bancários. Lembre-se que a concessão de crédito é um processo que precisa de informações concretas e importantes sobre a empresa tomadora. Quanto mais atualizados e formalizados os documentos forem, maiores as chances do seu cliente ter um bom limite e uma taxa de crédito competitiva.

Documentos da empresa
● Contrato Social consolidado pela Junta Comercial.
● Comprovante de endereço da empresa emitido em até 90 dias.
● Balanço patrimonial ou DRE dos últimos 2 anos e assinado pela contabilidade.

Dados bancários
● Declaração de faturamento dos últimos 12 meses e validado pela contabilidade;
● Extrato Bancário da conta que será cadastrada e emitido em até 90 dias - será necessário digitar os dados dessa conta na plataforma.

Documento do sócio administrador
● Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
● Imposto de renda da última declaração;
● Comprovante de endereço emitido em até 90 dias.

O que acontece após envio da documentação do meu cliente?

Nosso time irá analisar e validar a documentação recebida, os clientes aprovados terão limite e taxa de crédito liberados.

O que devo fazer se a documentação do meu cliente não for aprovada?

Normalmente, nesta etapa, a não aprovação estará relacionada à qualidade documental, ou seja, documentos incompletos, tempo de inatividade, ilegibilidade do documento, ou algum problema pontual. É interessante você contatar nosso time de atendimento para entender o que ocorreu.

O que acontece após a liberação da taxa e limite de crédito do meu cliente?

Com a taxa e limite de crédito liberados, um contrato com essas informações será enviado para as partes envolvidas (seu cliente, você e a Openbox) assinarem.

O que é necessário para meu cliente assinar o contrato com a Openbox?

É necessário que o seu cliente tenha

→ Explicar e usar o tutorial do E-cpf dos sócios administradores.

Após assinatura do contrato, o que acontece com meu cliente?

Seu cliente estará aprovado na plataforma e você poderá realizar simulações e operações de crédito com ele.

SIMULADOR DE CRÉDITO

O que é uma simulação de crédito?

A ferramenta de simulação serve para que você simule cenários de tomada de crédito para seu cliente.
Por exemplo: se você tem um cliente que já está aprovado na plataforma com limite de R$25.000 e taxa de 2,95% a.m., e ele gostaria de tomar R$10.000, mas não tem certeza do melhor prazo de pagamento para essa operação. Você poderá simular esses valores, gerando cenários para pagamentos entre 15 e 180 dias de prazo. Diante disso, seu cliente pode optar pelo que mais se enquadra na necessidade dele.

Como fazer uma simulação de crédito?

Na plataforma, vá na seção “Simulador” e clique no botão "Simular". Na tela que irá abrir, digite:
o CNPJ ou Razão Social - do cedente e sacado;
o valor total do compra que seu cliente está realizando na sua plataforma;
número de parcelas que seu cliente deseja para efetuar o pagamento da compra;
data de pagamento.
Agora clique em “Simular” e será criado um cenário com as informações digitadas.

Quem é o cedente?

Cedente é quem está vendendo o produto ou, você que será o encarregado da operação (via emissão da nota de repasse).

Quem é o sacado?

É quem está comprando o produto e solicitando o crédito para operação.

O que é um cenário simulado?

É a simulação realizada que está aguardando para se tornar um borderô e subsequentemente, uma operação.

Quanto tempo cada cenário simulado ficará disponível para se tornar um borderô?

O cenário simulado ficará disponível por 24H. Após esse período, o cenário simulado estará expirado e será necessário realizar uma nova simulação.

Como identificar que um cenário simulado expirou?

O cenário simulado ficará habilitado com um botão identificado como “Expirado”.

Posso remover um cenário simulado?

Sim. O cenário simulado poderá ser removido a partir do momento que ele foi criado e quando estiver sinalizado como “Expirado”.

O que é um borderô?

Um documento gerado para autenticar, individualmente, cada cenário simulado e que será assinado digitalmente pelo sacado, dando origem à operação de crédito.

Como gerar um borderô?

No cenário simulado, clique no botão “Gerar Borderô”. Ao clicar, conferir todas as informações, concordar com os valores da operação, clique em “Prosseguir e enviar borderô” que o e-mail com todas as informações foram enviadas.

O que acontece ao “Prosseguir e enviar o borderô”?

O borderô será enviado (via e-mail pelo Clicksign) para o sacado dar o aceite na operação.

O que acontece com o cenário simulado quando o borderô é enviado ao sacado?

O cenário simulado se torna uma operação em andamento, e estará localizada na Home da plataforma.



OPERAÇÕES EM ANDAMENTO

Como identificar o Status da operação na home da plataforma?

A cada etapa, a operação estará habilitada com botões que indicarão seu status. Verifique a legenda para acompanhar o progresso da sua operação.

Legenda Operações em Andamento
● Aguardando aceite borderô: o sacado ainda não assinou o borderô.
● Upload do XML: borderô assinado pelo sacado, anexe o arquivo XML da nota fiscal correspondente à operação.
● Em análise: a NF da operação está sendo verificada, aguarde.
● Aguardando assinatura: o contrato foi enviado (via Clicksign) para todas as partes validarem a operação.
● Aguardando TED: a operação está na fila do financeiro da Openbox, aguarde.
● Operação realizada: TED efetuada, operação concluída.
● Erro na operação:

Como fazer o upload da NF na operação?

A operação em andamento ficará habilitada com botão “Upload do XML”, é só clicar, informar os dados de contato do emitente da NF e arrastar ou escolher o arquivo XML correspondente a operação.

O que acontece após fazer o upload do XML?

O nosso time irá verificar o XML recebido, validar as informações (via telefone) com cedente (quem vendeu e emitiu a nota fiscal) e confirmar os dados bancários para realizar a TED.

Qual formato do arquivo da NF deve ser anexado na operação em andamento?

O formato do arquivo aceito é o XML da nota fiscal.

Qual o prazo para TED ser realizada ao cedente?

Nossas operações são liberadas em lotes financeiros, o prazo para a entrada da TED, após aceite da operação, é entre 4h e 48h.

O que acontece quando o arquivo XML não corresponde com as informações da operação?

A operação só é validada quando as informações geradas no borderô de aceite são as mesmas que estão na NF emitida. Caso isso não aconteça, nosso sistema irá recusar a operação. Na home da plataforma a operação estará sinalizada como: Erro na operação.

Enviei o arquivo XML da operação errado, como enviar o correto?

Será necessário realizar uma nova simulação, gerar o borderô — o sacado dar o aceite via e-mail do Clicksign e fazer o upload do XML correto.

Como pesquisar as operações em andamento?

A home possui campos para facilitar a pesquisa e localizar a operação desejada. Pesquise pelo n.º da operação, Razão social ou CNPJ (cedente, sacado) ou, filtre pelo status.

GERENCIAMENTO DE PARCERIA

O que é rebate parceiro?

O rebate é uma prática muito comum no mercado financeiro e se classifica como uma comissão à plataforma marketplace que está hospedando a solução de crédito da Openbox.

Consigo receber o rebate sem a emissão da NF?

Não. O pagamento do rebate só será efetuado mediante a emissão da NF e nos dias X e XX de cada mês.

Quando o pagamento do rebate será realizado?

Os rebates são realizados quinzenalmente, conforme estabelecido no contrato de parceria.

Na Openbox, investidores podem alocar seus recursos em prol do desenvolvimento sustentável e os empresários das PME’s podem iniciar a transformação através de serviços e produtos financeiros.
Entre em contato
contato@openbox.ai
A Openbox Tecnologia Ltda não é um banco ou uma instituição financeira, mas prestador de serviços à Cristal Securitizadora S.A, - Securitizadora de ativos empresariais | CNPJ: 33.65.134/0001-40) e a Openbox;ai fundo de investimento em direitos creditórios (CNPJ: 36.643.400/0001-62). Por meio da nossa plataforma digital você terá acesso ao produto " Antecipação de Recebíveis Empresariais - Pessoa Jurídica" Oferecendo por essas duas instituições.
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