CADASTRO NA PLATAFORMA
O que é o Marketplace da Openbox?
É uma plataforma de crédito que foi desenvolvida para marketplaces. O seu principal objetivo é facilitar o crédito para usuários deste ambiente de comércio eletrônico, através de um serviço financeiro, a antecipação de recebíveis.
Quais as funcionalidades da plataforma de crédito?
Com a nossa plataforma de crédito você irá adicionar seus clientes para fazer simulações e realizar operações de crédito entre os vendedores e compradores de sua plataforma. Além disso, você pode receber rebates (quinzenalmente) de operações realizadas e gerenciar toda a parceria, acompanhando desempenho e extraindo relatórios.
Preciso pagar algo para oferecer a plataforma de crédito no meu marketplace?
Não. Você pode se tornar nosso parceiro, através do contrato de parceria, sem custo nenhum, nem franquia mínima de consumo. Queremos ser mais uma opção de crédito para seus clientes.
Como tornar o meu marketplace parceiro da plataforma de crédito Openbox?
É simples, em nosso site acesse a página de Cadastro, selecione a opção Pessoa Jurídica e insira:
Razão social;
CNPJ;
E-mail;
Nome para contato;
Telefone;
Crie uma senha e pronto, seu pré-cadastro está finalizado. Agora, é só acessar a plataforma, selecionar o produto Marketplace e inserir a documentação necessária.
Quais documentos são necessários para o cadastro da parceria?
Para o cadastro precisamos de alguns documentos da sua empresa, do sócio administrador e dados bancários.
Documentos da empresa
● Contrato Social consolidado pela Junta Comercial.
● Comprovante de endereço da empresa emitido em até 90 dias.
● Balanço patrimonial ou DRE* dos últimos 2 anos e assinado pela contabilidade.
*O envio desses documentos não é obrigatório.
Dados bancários
● Declaração de faturamento dos últimos 12 meses e validado pela contabilidade;
● Extrato Bancário* da conta que será cadastrada e emitido em até 90 dias;
*O envio desse documento não é obrigatório.
● Número da conta digitar os dados bancários para recebimento do rebate.
Documento do sócio administrador
● Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
● Imposto de renda* da última declaração;
*O envio desse documento não é obrigatório.
● Comprovante de endereço emitido em até 90 dias.
Qual formato de arquivo que os documentos devem ser enviados?
Aceitamos dois formatos de arquivo, PDF(ideal) ou Jpeg (em boa resolução).
O que acontece após o envio dos documentos?
Seu cadastro irá para análise. O nosso time irá validar a documentação para liberar nosso contrato de parceria e o acesso na plataforma.
MEUS CLIENTES
Com o acesso liberado, qual o primeiro passo para utilizar a plataforma de crédito?
O primeiro passo é adicionar o CNPJ dos seus clientes, para depois começar a fazer simulações e operações de crédito. Para adicionar seus clientes, a plataforma possui duas possibilidades:
● Adicionar o CNPJ manualmente, digitando um à um;
● Carregar em lote, através de um arquivo CSV.
Como adicionar CNPJ manualmente?
Na plataforma, vá na seção “Meus Clientes” e clique no botão "Adicionar". Na tela que irá abrir, clique em “Adicionar Clientes” e selecione “Adicionar CNPJ manualmente", digite o CNPJ do seu cliente e clique em “Cadastrar”. Se quiser adicionar mais clientes é só clicar em “Adicionar outro CNPJ”.
Como subir um arquivo CSV?
Na plataforma, vá na seção “Meus Clientes” e clique no botão "Adicionar". Na tela que irá abrir, clique em “Adicionar Clientes” e selecione “Carregar Lote”, em seguida “Carregar arquivo”. O arquivo deverá conter apenas o CNPJ dos seus clientes.
O arquivo CSV deve ter uma formatação específica?
Sim. Os CNPJS devem estar em uma única coluna, e cada CNPJ em uma única linha. Disponibilizamos um modelo para facilitar a formatação no arquivo CSV.
Onde encontro o modelo de download do arquivo CSV?
Para encontrar o modelo de download, vá na seção “Meus Clientes” e clique no botão "Adicionar". Na tela que irá abrir, clique em “Adicionar Clientes” e selecione “Carregar Lote”, em seguida “Download do modelo”.
Como identificar as ações necessárias para administrar meus clientes?
Na seção “Meus Clientes” contém um painel com todos CNPJS adicionados na plataforma. A coluna STATUS indicará a ação necessária para administrar e acompanhar o progresso do seu cliente.
Legenda Meus Clientes
● Pré-análise: aguarde, o CNPJ do seu cliente está sendo verificado;
● Enviar documentação: seu cliente foi pré-aprovado, envie a documentação necessária;
● Documentação em análise: aguarde, documentação está sendo validada;
● Aguardando assinatura do contrato: seu cliente teve limite e taxa validado, agora é só aguardar as partes interessadas assinarem o contrato;
● Aprovado: seu cliente está com limite liberado para operação de crédito;
● Recusado: seu cliente está impossibilitado de realizar uma operação de crédito*;
*O cliente recusado passará por uma nova reavaliação em 6 meses.
● Reenviar documentação: reenvie a documentação solicitada.
O que acontece após adicionar o CNPJ dos meus clientes?
Os CNPJS serão submetidos a uma pré-análise, os clientes pré-aprovados ficarão liberados para envio da documentação necessária.
O que devo fazer se o meu cliente não passar na Pré-análise?
Aguardar o prazo mínimo de 6 meses para solicitar uma nova pré-análise do CNPJ recusado.
Qual documentação do meu cliente é necessária para limite e taxa de crédito serem liberados na plataforma?
Do seu cliente, será necessário envio dos documentos da empresa, do sócio administrador e dados bancários. Lembre-se que a concessão de crédito é um processo que precisa de informações concretas e importantes sobre a empresa tomadora. Quanto mais atualizados e formalizados os documentos forem, maiores as chances do seu cliente ter um bom limite e uma taxa de crédito competitiva.
Documentos da empresa
● Contrato Social consolidado pela Junta Comercial.
● Comprovante de endereço da empresa emitido em até 90 dias.
● Balanço patrimonial ou DRE dos últimos 2 anos e assinado pela contabilidade.
Dados bancários
● Declaração de faturamento dos últimos 12 meses e validado pela contabilidade;
● Extrato Bancário da conta que será cadastrada e emitido em até 90 dias - será necessário digitar os dados dessa conta na plataforma.
Documento do sócio administrador
● Documento de identificação com foto (RG ou CNH);
● Imposto de renda da última declaração;
● Comprovante de endereço emitido em até 90 dias.
O que acontece após envio da documentação do meu cliente?
Nosso time irá analisar e validar a documentação recebida, os clientes aprovados terão limite e taxa de crédito liberados.
O que devo fazer se a documentação do meu cliente não for aprovada?
Normalmente, nesta etapa, a não aprovação estará relacionada à qualidade documental, ou seja, documentos incompletos, tempo de inatividade, ilegibilidade do documento, ou algum problema pontual. É interessante você contatar nosso time de atendimento para entender o que ocorreu.
O que acontece após a liberação da taxa e limite de crédito do meu cliente?
Com a taxa e limite de crédito liberados, um contrato com essas informações será enviado para as partes envolvidas (seu cliente, você e a Openbox) assinarem.
O que é necessário para meu cliente assinar o contrato com a Openbox?
É necessário que o seu cliente tenha
→ Explicar e usar o tutorial do E-cpf dos sócios administradores.
Após assinatura do contrato, o que acontece com meu cliente?
Seu cliente estará aprovado na plataforma e você poderá realizar simulações e operações de crédito com ele.